Arte, Literatura e Educação Ambiental
No âmbito da candidatura ao aviso do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020, está a ser desenvolvido o processo de criação de histórias para publicação
Com os alunos, da professora Fátima Pinho, dos 2º e 3º ciclos da Escola Secundária Alves Martins de Viseu e com a turma de alunos do Clube da Floresta e do Clube de Ciências, da professora Sofia Ribeira, da Escola Rio Novo do príncipe.
O projeto da criação de histórias consiste na produção de 5 narrativas sobre a conservação dos ecossistemas ribeirinhos. Para o efeito foram, num primeiro momento, realizadas sessões de campo do PR no Rio Vouga para que os alunos e professores envolvidos tivessem a oportunidade de observar as problemáticas inerentes a este rio, como por exemplo: a presença do jacinto de água, uma espécie invasora dos nossos ecossistemas aquáticos, que provoca a eutrofização. Foram, ainda, realizadas dinâmicas de escrita criativa e criados momentos de partilha de ideias/ informação.
As saídas de campo assumiram um papel fulcral para a criação das narrativas, uma vez que foram estas saídas que possibilitaram, aos envolvidos, o entendimento de alguns conceitos e conteúdos essenciais à produção das histórias a produzir, posteriormente, em contexto de sala de aula, como por exemplo: a identificação das espécies autóctones, invasoras e exóticas existentes naquele meio.
O cruzamento entre os universos da Arte, da Literatura e da Educação Ambiental revela um enorme potencial, pelo diálogo que estabelecem entre a criatividade, a escrita e a educação ambiental.
Posto isto, as publicações para o livro serão finalizadas ao longo deste mês, no decorrer de uma oficina de ilustração e de trabalhos de paginação e designer necessários a publicação do mesmo.