situs togel resmi

CONHECER

Logotipo Projeto Rios

O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.

A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.

Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço, de 500 metros de comprimentos, um rio ou ribeira.

Atualmente, estão envolvidas na implementação do Projeto Rios no território nacional diversas entidades institucionais (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais, institutos e centros de investigação), empresas e a população em geral.

Image conhecerorio

O Projeto Rios permite que os grupos possam usufruir de um laboratório natural durante as saídas de campo e possam tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras.

Desta forma, os grupos passam a conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou, com grande pormenor, os 500 metros adotados, analisando as várias temáticas associadas como a fauna, a flora, as tradições, as histórias, os contos, as lendas, as instituições ou as pessoas.

O Projeto Rios pretende que as pessoas tenham uma relação de proximidade diferente com os rios, em especial com aqueles que já estão a ser adotados pelos grupos inscritos e, dessa forma, aumentar o conhecimento sobre os rios de Portugal.

 

HISTÓRIA

O Projecte Rius foi lançado na Catalunha, pela Associació Habitats, em 1997 e, desde então, tem-se revelado um sucesso. Atualmente, em Espanha, o PR, com mais de 15 anos de experiência, desenvolve as suas atividades de voluntariado, abrangendo mais de 1000 grupos, atrevés de organizções de cinco Comunidades Autónomas: Associació Habitats, na Catalunha; ADEGA, na Galiza; Xúquer Viu, na comunidade de Valência; CIMA, na Cantábria; Territorios Vivos, em Madrid.

 

redePR

 

Através de um protocolo de adoção estabelecido entre a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Associació Habitats para Projecte RIUS Catalunya, a rede do projeto estende-se ao território português em 2006, tendo o projeto sido adaptado ao contexto nacional pelas seguintes entidades: ASPEA, Associação de Professores de Geografia (APG); Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com a reestruturação do projeto, a coordenação ficou a cargo exclusivo da ASPEA.

 

ORGANOGRAMA

A implementação do Projeto Rios é coordenada por uma direção técnica, constituída por um coordenador nacional que colabora com os monitores no apoio prestado aos grupos nas atividades desenvolvidas no terreno (saídas de campo e ações de melhoria e de divulgação). Os grupos, por sua vez, deverão ser constituídos por um responsável, um técnico de apoio, um mecenas e pelos restantes participantes, perfazendo um mínimo de quatro pessoas.

 

organigrama

 

Todos os agentes sociais podem inscrever-se e participar ativamente no PR, desde escolas, associações, empresas, autarquias, grupos de escuteiros, lares da terceira idade, grupos de amigos e famílias. Atualmente, a maioria dos grupos inscritos são instituições educativas, desde o ensino infantil até ao universitário.

As parcerias com autarquias locais ou com empresas é benéfico pela oportunidade de estabelecer sinergias de interesse à concretização de projetos de desenvolvimento regional, concretizando a Agenda 21 e o “pensar global, atuar local”, a Carta da Terra, a DQA e a Lei da Água.

 

OBJETIVOS

Pela metodologia que utiliza, o projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações.

Com o Projeto Rios, está-se a dinamizar uma rede de grupos a nível nacional, monitores, parceiros e voluntários que, em conjunto, visam a promoção, conservação e adoção de diferentes troços de rios dos 120.000 Km de linhas de água do país.

 

projRiosImag1projRiosimag2projRiosimag3

 

Pretende-se contribuir para um mundo melhor, formar novas mentalidades, indutoras de comportamentos favoráveis ao desenvolvimento sustentado, quer da população em geral quer das autoridades de decisão política, para a melhoria das zonas ribeirinhas e, assim, cooperar para a concretização dos princípios dos direitos do Homem.

 

NÚMEROS (até 2019)

Grupos_inscritos_PR

O Projeto conta desde 2006 em Portugal com:

  • 577 troços de rio/ribeira adotados em 141 municípios;
  • 289 Km de rio/ribeira adotados em 20 distritos;
  • 730 monitores em 45 cursos de formação;
  • 5165 seguidores Facebook;
  • mais de 50000 pessoas envolvidas em atividades.

De entre as inúmeras atividades realizadas, destacam-se as palestras pelo território nacional, o acompanhamento de saídas de campo, os cursos de formação de monitores, o Encontro Nacional do Projeto Rios, a Ação de Rios de Portugal em Movimentos, evento no qual se realizaram várias atividades de divulgação e melhoria dos rios adotados, com envolvimento ativo de cidadãos.

 

PRÉMIOS

Pelo sucesso da sua implementação foi reconhecido por vários Galardões e Prémios dos quais se destacam:

  • 2010 - Prémio Dragona Iberia, atribuída pela Fundação Nova Cultura do Água;
  • 2012 - Prémio ES+ Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, atribuída pelo Instituto em Empreendedorismo Social;
  • 2012 - Menção Honrosa do Prémio Nacional de Ambiente "Fernando Pereira", atribuída pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA)
  • 2013 - Prémio Green Project Awards na categoria INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO SIC NOTÍCIAS

 

logoesaf gpa selo vencedores pt 04

 

Projeto Rios, une pessoas em volta dos rios!

jasa kirim mobil