PROMORIVER

imag1O Projecto PromoRiver é um projecto internacional, desenvolvido pela ASPEA e patrocinado pela União Europeia Lifelong Learning Program, que prevê promover o emprego e o desenvolvimento local através da utilização sustentável dos rios. O projecto está a ser desenvolvido em 5 países europeus: Portugal, Itália, Grécia, República Checa e Turquia. Dará a formadores e formandos a oportunidade de obter em primeira mão experiência daquilo que se faz em vários países europeus sobre o tema dos rios, de reflectir sobre a formação, o valor social e a eficácia de trabalhar num contexto multicultural. Prevê-se o desenvolvimento de novas parcerias a nível local, regional e nacional, em que o projecto será desenvolvido por cada um dos parceiros.

O projecto foi iniciado em Setembro 2013. A primeira reunião decorreu no Porto entre os dias 20 e 23 de Novembro 2013, onde o projecto foi discutido entre os parceiros, apresentando os requisitos para cada parceiro, incluindo a criação de actividades ligadas aos rios e recolha de estudos de caso.
Os estudos de caso visam mostrar eventos e actividades que promovem a sustentabilidade e o uso de rios a nível local. A reunião no Porto acabou com a primeira actividade do PromoRiver, uma plantação de árvores nas margens do Rio Tinto para melhorar a fauna e o contacto ribeirinho com um exemplo de boa-prática na restauração de um rio. A actividade foi organizada em parceria com o Projeto Rios e outros parceiros locais, nomeadamente Quercus e Águas do Porto. Estiveram presentes os parceiros da Grécia, Portugal e Républica Checa, que participaram com muito gosto e foram plantados no total mais de 100 árvores.
A segunda reunião foi na Grécia, no dia 2 a 6 de Maio, organizada pela ONG Varosi Edessa. Para além de se ter feito a avaliação de progresso do projecto, as actividades realizadas durante esta reunião incluíram uma exposição de arte e fotografia com o tema “Rios – parte da nossa vida”.

imag2 promoriver A ASPEA tem desenvolvido acções no âmbito do projecto PromoRiver, nomeadamente acções de reabilitação da Quinta Ecológica da Moita, em Aveiro, com o objectivo de reabilitar os cursos de água da Quinta através de limpeza das linhas de água, plantação de árvores ribeirinhas e de construção de passadiços nos trilhos da mata. Nas actividades houve participação de voluntários de várias instituições, incluindo participantes da Escola Profissional de Aveiro.
Outras actividades previstas incluem uma saída de monitorização para o Rio Trancão, outrora conhecido pelo “Rio mais poluído de Europa”. A saída utilizará a metodologia do Projeto Rios para analisar a qualidade da água, verificando-se que as acções de melhoria implementadas no rio depois da EXPO ’98 alteraram de facto o estatuo deste rio lisboeta. Para além de analisar o rio, a saída irá promover a importância dos rios para a cultura, ambiente e indústria.
O projecto PromoRiver continuará até Julho de 2015 estando previstas várias actividades, incluindo uma ação de limpeza do Rio Trancão e a criação de brochuras que ajudarão os jovens no desenvolvimento de actividades ligadas ao rio.

Clique aqui para visualizar o site

Clique aqui para visualisar o Booklet

 

jasa kirim mobil