Encontros de Mar

 

emar

 

Encontros de Mar é um projeto de educação ambiental e de literacia do oceano que envolve as comunidades educativas na divulgação do conhecimento sobre o oceano e zonas costeiras.
Escolas de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores organizam eventos "Encontros de Mar" para debater, partilhar informação e experiências, e contribuir para uma maior e melhor compreensão da influência do oceano sobre as nossas vidas e do impacte das pessoas sobre os oceanos.


Duração: Janeiro 2015 a Setembro 2015.
Site do Projeto: http://encontrosdemar.wixsite.com/encontrosdemar 

 

OBJETIVOS DO PROJETO


• Mobilizar as escolas para ações de cidadania através da organização de eventos sobre o mar;
• Aumentar a literacia dos oceanos dos jovens portugueses;
• Desenvolver nos alunos o espírito científico e capacidades de autonomia e orientação para a resolução de problemas;
• Facilitar o debate de ideias e a tomada de decisões, destacando a responsabilidade de cada um de nós nos processos de mudança pessoal e social.
• Promover o intercâmbio entre escolas do interior e do litoral e suscitar a reflexão sobre a necessidade de abordagens integradas de gestão do contínuo fluvio-marítimo.

ATIVIDADES


• Ações junto da comunidade educativa (palestras, oficinas, encontros de trabalho) envolvendo docentes, alunos, pessoal não docente, associações locais, municípios, etc., com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o oceano e zonas costeiras, e de preparação dos eventos. Contacto estreito entre especialistas, técnicos, professores e educadores e alunos participantes.
• Encontros virtuais inter-escolas, de intercâmbio de ideias e de trabalho conjunto.
• Formação de professores. Enquadramento de professores do projeto, e envolvimento de docentes de todas as áreas curriculares, nos Encontros de Mar, de forma integrada e transversal.
• Eventos sobre o mar, a organizar pelas escolas participantes em parceria com a equipa do projeto.
• Divulgação das ações do projeto na comunicação social, redes socias e congressos.

ESCOLAS PARTICIPANTES


Escolas do ensino secundário (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira geminado com o Agrupamento de Escolas de Monção; Agrupamento de Escolas de Aveiro geminado com a Escola Secundária de Viriato (Viseu); Escola Secundária Gago Coutinho (Alverca, Vila Franca de Xira) geminada com a Escola Secundária Doutor Ginestal Machado (Santarém); Agrupamento de Escolas da Ericeira (Mafra); Escola Profissional da Horta (Cursos Nível III).

jasa kirim mobil