ASPEA promove aproximação de crianças e jovens a deputados numa audiência conjunta da Comissão de Educação e Ciência com a Comissão de Ambiente e Energia

Projeto VCP

No dia 10 de outubro a Assembleia da República irá receber, numa audiência conjunta da Comissão de Educação e Ciência com a Comissão de Ambiente e Energia, crianças em idade escolar que participam na Rede Vamos Cuidar do Ambiente e que acreditam num planeta ambientalmente mais responsável socialmente justo.

No âmbito do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!”, coordenado em Portugal pela ASPEA, alunos de diversas escolas vão reunir na Assembleia da República, no dia 10 de outubro, para debaterem com os decisores políticos os problemas e ameaças ambientais que os inquietam - levando-lhes compromissos, possíveis soluções e sugestões de melhoria, assim como dúvidas que surgiram durante as conferências escolares, pretendendo-se, desta forma, promover a consciência cívica e fortalecer a cultura democrática das crianças e jovens em idade escolar.

“Vamos Cuidar do Planeta!” é um dos projetos da Associação Portuguesa de Educação Ambiental que dá continuidade à rede internacional lançada pelo Ministério da Educação do Brasil em 2009, que culminou com a conferência internacional Vamos Cuidar do Planeta, em junho de 2010, em Brasília, reunindo jovens de 47 países que escreveram em conjunto a carta internacional da juventude "Vamos Cuidar do Planeta", documento de referência para todo o processo. Desde então, jovens de cerca de 15 países europeus trabalham no seu projeto a nível local e nacional.

“Vamos Cuidar do Planeta!” procura promover a aproximação dos jovens aos órgãos do poder local e nacional no sentido de serem parte integrante nos processos de decisão política.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da Direção Nacional da ASPEA, explica o porquê da importância de dar voz em especial aal os jovens, para fazerem para das soluções: porque são inovadores agentes de mudança que devem ser envolvidos e reconhecidos como aliados fundamentais para a construção de um planeta verde. A valorização dos contributos e da participação dos jovens promove o envolvimento cívico, a cidadania ativa e a educação para a cidadania democrática, na qual se inclui a cidadania ambiental.

Realça, ainda, o presidente da ASPEA, que é de salientar que o trabalho com crianças e jovens pode contribuir para um passo importante, no sentido de valorizar o potencial destes possibilitando que possam vir a desempenhar um papel positivo na construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável e socialmente justa, em tempos de várias crises que atravessamos.

Joaquim Ramos Pinto é coordenador pedagógico do projeto e reforça que os jovens precisam de ter os canais de aproximação aos decisores políticos de forma a contribuírem para os processos de decisão e assim poderem apropriar-se das iniciativas parlamentares e políticas locais e nacionais envolvendo-se no presente e dando continuidade no futuro próximo, já em lugares de responsabilidade, seja na sociedade civil, nas empresas ou nos órgãos políticos.

Como refere, ainda, Carolina Barbosa, coordenadora técnica do projeto “Vamos Cuidar do Planeta!” (VCP), este apresenta uma proposta dinâmica e participativa que origina um conjunto de ações, com várias fases sucessivas, em forma de processo, designadamente pedagógico (aprofunda os conceitos e os valores sobre cidadania, ambiente, democracia e participação); ambiental (promove o compromisso e a responsabilidade dos jovens face à crise ambiental do nosso planeta); Interativo (entre jovens de diferentes idades e de distintas regiões e países, que aprendem e atuam juntos com um fim comum: cuidar do planeta); e político (aproxima a dimensão da política ambiental à educação. A ênfase da Educação Ambiental na capacitação para a transformação social, através da participação democrática dos cidadãos – crianças, jovens – quer em ações individuais quer coletivas na resolução dos problemas que influenciam as suas vidas e as comunidades onde vivem).

As crianças e jovens da Rede “Vamos Cuidar do Planeta!” irão apresentar-se na audiência conjunta da Comissão de Educação e Ciência com a Comissão de Ambiente e Energia, demonstrando que nas escolas, as crianças e os jovens podem identificar problemas e definir propostas na resolução das ameaças ambientais, que poderão ir desde a dimensão escolar, local até à nacional. Após estudarem o tema selecionado, é desejado que os próprios alunos, através de diálogos com decisores políticos, técnicos e especialistas, possam elaborar propostas de possíveis soluções para os problemas anteriormente encontrados. Estas soluções e debates são apresentadas nas conferências escolares, de onde são selecionadas as medidas que poderão ser apresentadas a nível nacional, aos deputados e membros do governo.

jasa kirim mobil