RIDE – River of Ideias

Projeto RIDE

O projeto RIDE – River of Ideias resulta de uma candidatura ao programa Cooperation partnerships in youth Erasmus +, apoiado com uma subvenção de 209.300,00 €, para o período 2022-2024. Este projeto pretende envolver várias comunidades ribeirinhas na redescoberta dos valores histórico-culturais ligados aos elementos naturais da paisagem, nomeadamente os rios, envolvendo diretamente a juventude como público-alvo e promotores da concretização do projeto nos vários territórios.

O projeto estará estruturado em 3 fases:

  • Pesquisa. Numa primeira fase será conduzida uma investigação comparativa entre os parceiros para compreender os contextos e as intervenções já desenvolvidas em cada território. Esta ação irá envolver desde logo os jovens na relação comunidade-rio.
  • Capacitação. Na segunda fase serão conduzidos cursos de formação e workshops em questões de sustentabilidade, green skills, economia verde, e cidadania ativa, através de metodologias participativas com o objetivo de capacitar os jovens para serem cidadãos ativos nos seus territórios. Será criado um ToolKit para jovens trabalhadores e organizações juvenis, com a boas práticas a adotar. Também nesta fase os jovens serão os principais atores e mediadores das comunidades (cidadãos, administradores, instituições).
  • Disseminação. No fim do projeto, cada país irá organizar um Festival de Rios, com a participação dos jovens e das comunidades envolvidos no projeto.

 

O projeto europeu RIDE reúne seis parceiros de cinco países. Para além da ASPEA, o projeto conta, como parceiros, com o Associazione RibellARCI (Itália), a LINC Societa Cooperativa Sociale a Responsabilita Limitata (Itália), a Slovenia Drustvo Bodi svetloba (Eslovénia), a KANE Social Youth Development Civil Nonprofit Society (Grécia) e a Wildfluss Akademie (Alemanha).

Através da participação ativa e colaborativa será possível desenvolver comunidades no sentido da descoberta do seu próprio território e dos seus recursos, tornando-se mais conscientes em relações sustentáveis e significativas para a paisagem, com enfase ao papel central dos rios.

jasa kirim mobil