situs togel resmi

Intercâmbio de jovens em Viseu – Quinta da Cruz

Durante uma semana, a ASPEA acolheu jovens de Portugal, Espanha, Tunísia e Albânia, numa iniciativa de troca de experiências sobre pegada ecológica dos alimentos e desperdício alimentar, realizada no âmbito do projeto Erasmus+, FoodLab - From the Ground to the Plate. O encontro decorreu na Quinta da Cruz em parceria com o Município de Viseu, e contou com o apoio da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), da Refood Viseu, do Restaurante Flora e da Universidade de Aveiro.

Após uma breve visita aos jardins e museu de arte contemporânea da Quinta da Cruz, iniciámos o plano de atividades começando por desafiar os jovens a refletir sobre a composição nutricional das suas dietas. Munidos de um prato, cada grupo foi desafiado a elaborar um prato fictício que representasse uma refeição caraterística das suas regiões, utilizando os elementos naturais dos jardins da Quinta da Cruz. Questões de reflexão- As ementas apresentadas estão de acordo com as recomendações da roda dos alimentos? Que ajustes devemos fazer de modo a melhorarmos a composição nutricional das nossas dietas e a nossa saúde? A origem dos alimentos e os seus métodos de cultivo também fizeram parte do debate e para testá-lo lançamos o "strawberry challenge".

Abordámos, numa fase seguinte, o impacto ambiental dos alimentos que escolhemos e as grandes diferenças de pegada ecológica entre os alimentos de origem animal e os de origem vegetal. Exemplificámos o caso da pegada ecológica da alimentação em Portugal, a maior de toda a região mediterrânica, e os desafios que a comunidade portuguesa enfrenta bem como os de todos os outros países representados

Demos a conhecer as hortas comunitárias da Quinta da Cruz, e entre elas a horta comunitária do projeto FoodLab "Garden Lab- talhão 14", uma das hortas do projeto em Portugal. Explicámos os métodos de cultivo utilizados e alguns aspetos relativos à manutenção desta horta. Os jovens tiveram a oportunidade de aplicar algumas técnicas de cava, de instalar um hotel de insetos e de plantar algumas plantas ornamentais em redor dos canteiros.

Na Escola Superior Agrária de Viseu conhecemos as áreas de estudo e de investigação que estão a ser desenvolvidas nesta entidade universitária ao nível da produção alimentar – visitámos as suas explorações vitivinícolas, hortícolas, as áreas de produção de mel e o seu projeto piloto de produção de mel de cardo e os projetos de criação animal. Tivemos também a oportunidade de explorar um workshop de cozinha de baixo impacto ambiental e desperdício zero com o apoio do Restaurante Flora, adaptado às dietas tradicionais de cada um dos países representados. As propostas apresentadas por cada um dos grupos foram muito apreciadas por todos os participantes e cumpriram o desafio de redução do consumo de carne e de peixe pretendido. 

Os ajustes alimentares que fomos promovendo também tiveram em consideração as emoções inerentes à comida, o seu ato social e a forma como devemos saborear e relacionarmo-nos com a comida. Numa oficina vivencial em colaboração com a Universidade de Aveiro, desafiámos os jovens a expressarem as suas memórias e sentimentos associados à comida através da construção de esculturas com massa de pizza e a refletirem sobre os comportamentos alimentares.

Nos últimos dias incidimos o foco ao nível do desperdício alimentar e testemunhámos o que está a ser feito em Viseu dando a conhecer o movimento Refood. Observámos o trabalho dos voluntários e percebemos o grande contributo desde movimento internacional ao nível dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desafiados pela Refood os jovens ajudaram a preparar os cabazes do dia com os excedentes de comida dos restaurantes, cafés e mercados envolventes, na certeza de que, para além de termos ajudado as pessoas daquela região que não têm fácil acesso à comida, estávamos também a contribuir para o bem-estar e para a saúde do planeta.

Momentos interculturais de partilha de tradições entre os jovens, um peddy-paper pela cidade de Viseu e uma visita ao moinho da tia Micas em Vildemoinhos também marcaram presença neste programa. 

jasa kirim mobil