Projeto “Hidroponia nas escolas” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveirinha ganha menção honrosa

A ASPEA selecionou o projeto “Hidroponia nas Escolas” desenvolvido pelo Agrupamento de Oliveirinha para ser apresentado no Bootcamp Internacional "Entrepreneurship Education – A Road to Success” e jovens conquistam Menção Honrosa.

entrepreneurship_education

A ASPEA levou 2 jovens ao Bootcamp Internacional, incluído no projeto Erasmus+ "Entrepreneurship Education - A Road to Success”, que decorreu na ilha Terceira (Açores), e no qual participaram 11 equipas de estudantes de 4 países europeus (Portugal, Espanha, Roménia e Bulgária). Neste evento, a jovem Matilde e o Daniel, apresentaram a ideia de negócio “Hidroponia nas Escolas”, tendo esta sido acompanhada e orientada, em conjunto, pelas professoras Lúcia Santos do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, Aveiro, Ana Almeida da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Maia e Íris Silva do Núcleo da ASPEA Aveiro.

matilde_daniel""

Segundo os elementos do júri, a ideia de negócio apresentada “Hidroponia nas Escolas”, revestiu-se de muito potencial, tendo sido valorizada a sua componente educativa, social e ambiental. Os dois alunos foram, ainda, elogiados pela sua à-vontade na apresentação em língua inglesa, excelente postura e por terem sido os empreendedores mais jovens a agarrarem este desafio e a participarem no evento.

Para o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, as principais características apresentadas no âmbito deste projeto-piloto, tais como: criatividade, confiança, motivação, espírito de liderança, trabalho colaborativo e persistência, foram as razões que se traduziram num mérito digno de menção honrosa.

matilde_daniel""

A ASPEA é um de sete parceiros do projeto que é coordenado pela Direção Regional da Juventude dos Açores e, como refere Joaquim Ramos Pinto, tem como objetivo disponibilizar um conjunto de práticas relacionadas com educação empreendedora em diferentes contextos e promover a partilha de práticas entre parceiros que valorizam a criação de estratégias de empreendedorismo jovem, respondendo aos desafios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e concretização de objetivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Esta é, também, uma das missões da ASPEA, proporcionando experiências e vivências únicas aos jovens, e que o trabalho desenvolvido nas nossas escolas tenha visibilidade e se possa traduzir numa mais-valia para a aquisição e aplicação das várias competências inerentes à área do empreendedorismo social e ambiental.

Desta forma os dirigentes da ASPEA e professores continuam atentos e recetivos a projetos que promovam a formação de jovens/cidadãos mais autónomos, mais reflexivos, mais interventivos e mais empreendedores numa perspetiva de responsabilidade ambiental e justiça social.

jasa kirim mobil