3º Concurso de Curtas-Metragens sobre Espécies Exóticas e Invasoras - até 14 de outubro

Terceira Edição do Concurso de Curtas Invasaqua

Foi alargado até 13 de outubro o prazo para envio das candidaturas ao Concurso de Curtas-Metragens sobre Espécies Exóticas e Invasoras (EEI). Este concurso surge no âmbito do projeto Life Invasaqua e é direcionado a todas as escolas do 3º ciclo secundárias e profissionais.

A ASPEA está a promover o 3º Concurso de Curtas-Metragens sobre Espécies Exóticas Invasoras (EEI), no âmbito do projeto Life Invasaqua, direcionado para escolas de 3º ciclo, secundárias e profissionais.

O objetivo do concurso é promover a temática das EEI educando para a sua identificação e consequências na sociedade e no ambiente, através de obras audiovisuais interessantes e criativas realizadas por alunos e professores. Este concurso visa ainda “promover a divulgação e recopilação de documentação audiovisual sobre a presença de espécies exóticas invasoras nos ambientes de água doce na Península Ibérica e as suas consequências na sociedade e no ambiente. As espécies exóticas invasoras são um problema grave para a conservação e equilíbrio dos nossos ecossistemas, especialmente os sistemas aquáticos: lagos, rios, barragens, canais, estuários, etc. Além disso, é preciso mais consciencialização sobre as diversas implicações das EEI na sociedade, na economia, na saúde humana e no ambiente. Por consequência, o concurso abre os seus braços a todas as perspetivas de enfoque desta situação, desde os problemas que as EEI podem causar na nossa vida quotidiana até às consequências a nível socioeconómico em toda a península”, explica Joana Dinis, responsável pelo projeto.

Os prémios contemplam vales-oferta para material escolar/didático com valor de 150 euros; 100 euros; e 50 euros consoante o projeto fique em 1º, 2º ou 3º lugar.

Prolongámos o prazo até dia 13 de outubro, e convidamo-lo a participar com a sua escola e alunos. 

O projeto Life Invasaqua, cofinanciado no âmbito da iniciativa LIFE da Comissão Europeia, visa contribuir para a redução dos impactos negativos das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) na biodiversidade através do aumento da sensibilização do público, aumento da formação nos setores envolvidos e a criação de ferramentas para um sistema eficiente de gestão do seu impacto em ecossistemas de água doce e estuarinos. O principal objetivo do projeto é apoiar a comunicação, gestão e disseminação de informação sobre as EEI na Península Ibérica.

Serão aceites todas as curtas-metragens de acordo com o Regulamento do Concurso: PT | ES

Ficha de Inscrição: PT | ES

Conheça os vencedores das edições anteriores aqui.

www.lifeinvasaqua.com

@LifeInvasaqua

jasa kirim mobil