Beata no chão, gera poluição!
No passado dia 10 de novembro, a ASPEA, em parceria com a avispt21, a APPACDM Viseu, a ESEV e a Europe Direct Viseu Dão Lafões, dinamizou, no âmbito do Dia de Ação Comum pela Natureza, a atividade Beata no chão, gera poluição!. Esta ação de voluntariado, que teve o apoio do Município de Viseu, visou, sobretudo, alertar e consciencializar os transeuntes para os malefícios das beatas de cigarro atiradas para o chão.
Durante cerca de uma hora, um grupo de 14 voluntários, constituído por utentes das duas instituições ensino especial e por alunos da ESEV, percorreram algumas das zonas pedonais da zona histórica da cidade de Viseu, fazendo a recolha de beatas nos passeios e nas floreiras ajardinadas e distribuindo, aos transeuntes, uma brochura com informações sobre os malefícios das beatas para o Ambiente e, consequentemente, para a saúde da população.
2200 beatas recolhidas e 100 brochuras distribuídas foi o saldo desta atividade que, esperamos, possa ter despertado em alguns dos munícipes uma maior consciência ambiental e alertado o município para a possibilidade da colocação de cinzeiros nas zonas pedonais e jardins da cidade.