Castelo de Vide recebe este ano as XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA

Jornadas em Castelo de Vide

Entre 18 e 20 de junho a semana termina com as XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas anualmente, de forma descentralizada em Portugal, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Em 2021, a vila de Castelo de Vide, conhecida como “Sintra do Alentejo”, foi escolhida para receber esta iniciativa, dada a sua riqueza natural e condições climatéricas particulares. Esta zona do Alto Alentejo, onde se encontra o Parque Natural da Serra de São Mamede, é a escolha perfeita para a tomada de consciência ambiental e fins pedagógicos do projeto.

Com o tema central “Educação Ambiental e Governança – tempos de (re)agir na construção de territórios saudáveis”, as Jornadas deste ano trazem até à região, oradores nacionais e internacionais, desde jovens e representantes políticos, até académicos e ativistas climáticos.

Os conteúdos abordados nas diversas atividades, oficinas, conferências e rodas de diálogo irão ser distribuídos por seis eixos temáticos: Educação Ambiental, território e florestas; Preservação dos ecossistemas aquáticos; Inovação e empreendedorismo eco social; Educação Ambiental, cidadania e políticas públicas; Educação Ambiental na qualidade de vida e saúde; e Educação Ambiental para a ação climática, no âmbito das Greves Climáticas.

“Estas iniciativas pedagógicas de Educação Ambiental que temos vindo a realizar, têm conseguido promover com sucesso a transmissão de conhecimentos nos campos socioambiental e político e a participação dos jovens em ações de boas práticas que visam combater a crise climática. As XXVII Jornadas Pedagógicas são mais uma prova do nosso compromisso em mobilizar as camadas mais jovens para a mudança social”, afirma Joaquim Ramos Pinto, Presidente da Direção Nacional da ASPEA.

A grande maioria das atividades será realizada ao ar livre, em jardins e parques, cumprindo todas as regras de segurança aconselhadas pela DGS, de distanciamento social e de lotação. Para além disso, por forma a chegar a um maior número de pessoas, os painéis e comunicações que decorrerão em anfiteatros serão transmitidos online.

 

Desafiamos todas as pessoas a acompanharem as nossas redes sociais, ASPEA Associação no Facebook, @aspea_ong no Instagram e no YouTube para poderem assistir, em primeira mão, aos três dias de evento e também a juntarem-se à ação, porque as alterações climáticas são o presente e têm de ser combatidas o quanto antes, por todas as pessoas e todas as idades.

Consultem o Programa, bem como demais informações relativas às Jornadas, aqui.

jasa kirim mobil