ASPEA parceira em novo projeto Europeu de Florestas Modelo

Forest-ED

Imagem de Matthew Smith, obtida no Unsplash

O projeto Forest-ED (Education for the sustainable development of mediterranean model forests) surge no seguimento de uma candidatura apresentada ao Programa Erasmus +, o instrumento financeiro por excelência para a educação e formação, e destina-se à formação de educadores ambientais especializados na temática das Florestas.

Enquadrado na ação da Rede Europeia de Florestas Modelo Mediterrânicas, o projeto nasce com o objetivo de formar educadores ambientais especificamente capacitados para transmitir boas práticas de gestão, promovendo soluções de transição ambiental adaptadas às áreas florestais mediterrânicas (avaliação, resiliência, adaptação, mitigação, transição).

Para atingir esse objetivo, tem como desígnio envolver todos os setores da sociedade para um mesmo alinhamento e compromisso para com as florestas mediterrânicas. Para o efeito, as atividades do projeto contarão com a participação de todos os tipos de atores, tais como a comunidade escolar, organismos públicos, empresas, organizações não governamentais, agências de comunicação, educação informal e formal, desenvolvimento rural e instituições de turismo.

O projeto Forest-ED estrutura-se com base na abordagem habitualmente adoptada pelo conceito de Floresta Modelo, que prevê um envolvimento da base para o topo, transversal a todas as partes e públicos interessados, incorporando ainda a importância do trabalho em rede, favorecendo assim a troca de informações e boas práticas.

Com a duração de 16 meses, iniciará em dezembro de 2020 e terá como atividades centrais três formações a realizar em França, na Floresta Modelo de Provença, em Itália, na Floresta Modelo Montagne Fiorentine e União dos Municípios de Rincine Valdarno e Valdisieve, e em Portugal, com parcerias a estabelecer com a Rewilding Portugal e o Município do Sabugal, criando recursos para a valorização e salvaguarda das extensas manchas de floresta autóctone aí existentes.

Para além destas três entidades são parceiros do projeto Forest-ED:

 

Para mais informações sobre o projeto, contactar Nelson Matos:
915660022 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

jasa kirim mobil