Biodiversity on the Islands 4 All
O projeto Biodiversity on the Islands 4 All (BI4ALL) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) com o objetivo de consciencializar e alertar para questões relativas à diversidade biológica e para o impacto da sua perda no equilíbrio dos ecossistemas, através da Educação Ambiental e de práticas ambientalmente responsáveis nas Ilhas dos Açores. O projeto visa envolver a comunidade educativa na valorização da natureza, através de oficinas, webinars, elaboração de material didático e de um herbário criativo das plantas tintureiras locais. O projeto conta com o financiamento do Forestry and Nature Conservation Agency de Taiwan.
Contexto
As Ilhas dos Açores, um arquipélago vulcânico no Atlântico, abrigam uma biodiversidade única, com muitas espécies endémicas. Contudo, a crescente pressão humana sobre a biodiversidade, incluindo a introdução de espécies exóticas e invasoras ameaçam a estabilidade ecológica da região. Neste contexto, o projeto visa sensibilizar para o envolvimento da comunidade na conservação da natureza e na promoção de práticas que respeitem os ciclos naturais e as tradições locais.
Objetivos do Projeto
- Promover o Uso Sustentável dos Recursos Naturais
- Implementar práticas de economia circular e consumo responsável;
- Promover o uso de alternativas sustentáveis ao plástico, como os panos de cera de abelha;
- Sensibilizar e Educar sobre a Biodiversidade Local
- Criar Herbários Científicos e Criativos de Plantas Tintureiras para dar a conhecer e valorizar a biodiversidade local e a preservação destas plantas;
- Sensibilizar para a preservação das abelhas, essenciais para a polinização e a saúde dos ecossistemas.
- Alertar para a Necessidade de Mudança de Padrões de Consumo
- Levar os participantes a refletir sobre os seus padrões de consumo e a adotar práticas mais responsáveis em relação ao ambiente;
- Discutir e partilhar boas práticas de conservação ambiental para a redução da pegada ecológica.
- Fortalecer a Conscientização sobre a Conservação da Natureza
- Promover o conhecimento sobre a importância de preservar os ecossistemas locais, com ênfase na fauna e flora endémica;
- Incentivar a preservação e o uso ambientalmente responsável dos recursos naturais para o bem-estar das presentes e futuras gerações.
- Promover os princípios da Carta da Terra
Ações e Atividades Principais
- Workshops de Panos de Cera de Abelha
- Realização de workshops para ensinar os participantes a criar panos de cera de abelha a partir de algodão e cera de abelha, como alternativa ao uso de plástico para a conservação e acondicionamento de alimentos.
- Herbários Científicos de Plantas Tintureiras dos Açores
- Desenvolvimento de coleções de plantas tintureiras com foco na preservação e valorização dessas plantas.
- Herbários Criativos de Plantas Tintureiras dos Açores
- Realização de workshops criativos que incentivam o conhecimento das Plantas Tintureiras através da expressão artística.
- Webinars sobre Conservação da Natureza
- Realização de webinars com especialistas nacionais e internacionais, como o de Taiwan, para partilhar experiências sobre a conservação da biodiversidade.
- Produção de Materiais Didáticos
- Criação, paginação e impressão de postais e fichas de atividades a disponibilizar no site da ASPEA.
Metodologia
A metodologia do projeto é baseada em atividades práticas que estimulam a interação dos participantes com o ambiente de forma criativa e pedagógica. Os workshops serão conduzidos de forma a integrar teoria e prática, utilizando a arte como meio de sensibilização ambiental. A abordagem pedagógica será sensorial e ativa, procurando promover a reflexão crítica sobre as práticas atuais e os impactes ambientais, tendo em conta uma metodologia assente em 3 pilares de intervenção:
- OBSERVAÇÃO: Observação direta da natureza e dos recursos locais;
- DIÁLOGO: Estratégias de mediação para promover o diálogo sobre os desafios ambientais locais e globais;
- EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA: Uso de técnicas artísticas para criar instrumentos diferenciados e disseminação de recursos pedagógicos que importa conhecer para preservar e valorizar.
Sustentabilidade do Projeto
A sustentabilidade do projeto será garantida através de diversas fontes de financiamento, incluindo:
- Donativos de associados e empresas: Apoio financeiro contínuo por parte de membros da ASPEA e entidades locais;
- Parcerias: Colaborações com outras organizações e instituições que partilham os objetivos do projeto.
Impacto Esperado
O projeto Biodiversity on the Islands 4 All visa gerar um impacto positivo duradouro nas Ilhas dos Açores, estimulando uma mudança cívica e cultural em direção a práticas ambientalmente responsáveis. Além disso, o projeto tem como finalidade fortalecer a relação entre as comunidades locais e a sua biodiversidade, promovendo uma maior apreciação dos recursos naturais e incentivando a preservação ecológica e patrimonial para as gerações presentes e futuras.
Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto decorre no âmbito das comemorações dos 25 anos da Carta da Terra, promovidas em Portugal pela ASPEA como Ponto Focal, onde se incluem a criação da Rede Portuguesa da Carta da Terra. A Carta da Terra é um documento com 16 princípios (divididos em quatro princípios) destinados a promover a construção de uma sociedade global mais justa, ambientalmente responsável e pacífica no século XXI. O BI4ALL responde ao 2º pilar “Integridade Ecológica”, nomeadamente aos princípios: proteger a diversidade da Terra; prevenir os danos ecológicos; estilos de vida ambientalmente responsáveis; partilhar conhecimentos.
Com o projeto BI4ALL, para além dos objetivos anteriormente referidos, pretende-se, de uma forma geral, melhorar as atividades de Educação Ambiental e está também em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2030, em particular o ODS#15, que visa "proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, interromper a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade".
Este projeto faz, também, parte da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a preservação da natureza. Este projeto visa promover uma educação crítica, que aposte na formação de uma população consciente e informada sobre as dificuldades e potencialidades atuais no que diz respeito à conservação da Natureza, no combate à perda da Biodiversidade a nível global