Agência Jovem de Notícias forma jovens em Media Training

AJN - formação

A Agência Jovem de Notícias promoveu uma formação de Media Training dirigida a jovens de Aveiro. A formação surge no âmbito de um projeto de capacitação de jovens do distrito de Aveiro para a participação na AJN, em colaboração da Associação Portuguesa de Educação Ambiental com a Câmara Municipal de Aveiro.

Aqui estão os testemunhos de dois dos jovens participantes:

 

"Na passada segunda-feira, dia 21 de dezembro, participei numa formação em comunicação social. Esta oportunidade foi-me dada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1990, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental.
A formação pareceu-me interessante assim que tive conhecimento dela, e não desiludiu. Esta foi realizada na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e foi dividida em duas partes. A parte da manhã, que foi teórica, e a da tarde, que foi prática. Na primeira parte abordaram-se temas como o trabalho de um jornalista e porta voz; como fazer uma notícia e dicas gerais. A segunda, e última atividade do dia, foi mais dinâmica e prática. Consistiu na composição de um comunicado de imprensa, a preparação e realização de uma entrevista e exploração do funcionamento de estúdios de televisão.
Achei a formação interessante e enriquecedora, e aconselho a todos aqueles que, como eu, interessam-se em aprender maneiras mais eficazes de se comunicar, explorar o que que acontece por detrás das cameras e quem está interessando numa experiência diferente."

Francisco Amaral (Jovem Repórter)

 

AJN - formação

 

"Fui para o curso sem expetativas nenhumas e acho que foi isso que fez com que adorasse tanto o dia.
Apesar de jornalismo não ser a área que vou seguir no futuro, acho que ganhei imensa informação e capacidades que vão ser muito úteis no meu curso. Nomeadamente como fazer um comunicado de imprensa, como formular perguntas como entrevistador e o que deve fazer um porta-voz, que postura devo ter em frente às câmaras, e muito mais."

Cristina Dubert (Jovem Repórter)