O primeiro ano de Youth for Trees

Y4T

Neste primeiro ano do projeto Youth for Trees, de setembro de 2019 a setembro de 2020, estava prevista a realização de 3 eventos presenciais, dos quais apenas um se realizou (o primeiro encontro de parceiros em outubro de 2019), devido à situação pandémica decorrente da COVID-19.

Em maio de 2020 estava previsto o segundo encontro presencial de parceiros, em Lisboa, organizado pela ASPEA, e em setembro de 2020 estava prevista uma ação de formação de colaboradores do projeto em Inglaterra, organizada pela SustEd, que tiveram de ser adiadas. Perante esta situação, foi acordado entre os parceiros e com a Agência Erasmus do Reino Unido que o projeto seria prolongado por mais um ano, terminando em setembro de 2022. Nesse sentido, todos os eventos presenciais foram adiados por um ano e o próximo encontro presencial de parceiros será em maio de 2021, em Lisboa.

Assim, o primeiro ano de projeto foi marcado por uma reunião presencial e dez reuniões virtuais entre os parceiros do projeto, através de Skype e Zoom. Estas reuniões mensais permitiram a organização do trabalho e a troca de opiniões e conteúdos entre os parceiros do projeto: Sustainability Education - SustEd - (Inglaterra), Warsaw University of Life Sciences (Polónia), Iroko Disarrolo Forestal Sostenible (Espanha) e ASPEA (Portugal).

Através das reuniões virtuais e do trabalho autónomo desenvolvido por cada parceiro, foi possível produzir conteúdos para o produto final do projeto, o Youth for Trees Toolkit, incluindo vídeos, propostas de atividades, casos de estudo e algumas secções dos guias digitais: Guia de campanha (cujo nome foi alterado para Promoting Guide) e Guia de empreendedorismo (cujo nome foi alterado para Working Guide).

Os conteúdos produzidos estão na sua maioria em fase de revisão, pelo que não estão disponíveis para o público, mas alguns casos de estudo já foram disponibilizados no site do projeto, aqui. No Facebook do projeto Youth for Trees, foram realizadas também publicações semanais relacionadas com árvores, florestas e o envolvimento dos jovens, sendo que a página conta atualmente com 69 seguidores. O projeto também tem um canal de Youtube, que pode descobrir aqui.

No final de 2020, foi possível divulgar o projeto Youth for Trees a uma maior escala através da participação em dois eventos virtuais:

 

Estes eventos contaram com a presença de investigadores, professores, estudantes dos diferentes níveis de ensino, técnicos de instituições e associações e público em geral.

Em 2021, espera-se que seja possível realizar os eventos presenciais previstos para o projeto, aumentar o número de jovens alcançados pelo projeto e avançar na produção de conteúdos do Youth for Trees Toolkit.

Y4T_july2020