Jovens Portuguesas brilham na Finlândia

EotF_premio

Mariana, Margarida e Sara, jovens da Escola Secundária Alves Martins, apresentaram esta quinta-feira, na Finlândia, o seu projeto de empreendorismo ambiental e conquistaram o prémio de melhor produto.

Este prémio foi conseguido no âmbito do programa Erasmus+ The entrepreneurs of the future, que envolve professores e estudantes (com idades superiores a 15 anos) e representantes institucionais de diferentes países europeus: Polónia, Portugal, Alemanha, Finlândia, Islândia e Suécia. O projeto divide-se em diferentes fases (desde 2018 a 2020), sendo que a presente fase é um campo de inovação.

Os participantes contaram com a ajuda de mentores jovens finlandeses para criarem diferentes ideias empreendedoras, que deveriam ter como principal objetivo a sustentabilidade, nas suas três vertentes: económica, ambiental e social. Para avaliar as ideias estiveram presentes dois júris empreendedores finlandeses que atribuíram um prémio ao melhor produto, ao melhor branding e à proposta que melhor definisse o seu target. Seis foram os países participantes, sendo que cada um apresentou uma ideia diferente.

O projeto da equipa portuguesa baseia-se na criação de uma marca de acessórios de moda, Friendly Future. A particularidade desta marca é o facto de os materiais usados serem plásticos reutilizados. Para além da vertente ambiental do projeto, existe também um âmbito social e económico, já que, após venderem os produtos em, por exemplo, lojas ecológicas, os lucros angariados serão revertidos a favor de organizações ambientais. A apresentação do protótipo de um dos acessórios e o planeamento pormenorizado do projeto convenceram o júri a atribuir-lhe o título de melhor produto.

A ideia com melhor branding pertence à equipa polaca e consiste numa empresa (Nici Z Tego!) que cria, nomeadamente, tapetes e brinquedos de animais a partir de tecidos desperdiçados.

Para os júris, a Islândia foi o grupo que melhor definiu o seu target. Sendo que o alvo principal da sua aplicação de partilha de boleias (Karpúl) são os alunos das escolas secundárias islandesas.

Os restantes projetos apresentados pela Alemanha, Finlândia e Suécia, foram, respetivamente, um produto ecológico de limpeza (Green Solution), uma marca de moda feita com materiais reutilizados (Surplus Redesign) e uma empresa que vende palhinhas de metal (Rstraw).

Finda esta fase do programa, os alunos terão alguns meses para desenvolverem os seus projetos, tendo em conta as indicações e recomendações dos júris, e devendo novamente apresentá-los na Islândia, no próximo encontro de The entrepreneurs of the future.

Veja as fotografias da cerimónia de entrega dos prémios, aqui.

 

Mais informações sobre o projeto em:

entrepreneursofthefuture.home.blog/