"The Entrepreneurs of the Future" na Finlândia

banner entrepreneurs Finlândia

Era uma hora e um quarto da madrugada de 6 de outubro, quando 5 jovens viseenses, acompanhados pela professora Graça Pereira e dois representantes da ASPEA (Joaquim Ramos Pinto e Ana Sofia Henriques) partiram em direção a Ulvila, Finlândia. Na mala levavam o orgulho de poder representar Portugal, a esperança de desenvolverem uma ideia de empreendorismo sustentável inovadora e praticável, e muita doçaria típica..

O motivo desta viagem ao país das auroras boreais, do mar báltico e da sauna é a participação no projeto The Entrepreneurs of the Future, que envolve professores e estudantes (com idades superiores a 15 anos) e representantes institucionais de diferentes países europeus: Polónia, Portugal, Alemanha, Finlândia, Islândia e Suécia. Este programa divide-se em diferentes fases (desde 2018 a 2020), sendo que a presente fase é um campo de inovação. Os participantes contam com a ajuda de mentores jovens finlandeses para criarem diferentes ideias empreendedoras, que devem ter como principal objetivo a sustentabilidade, nas suas três vertentes: económica, ambiental e social.

A semana iniciou-se na segunda-feira, dia 7, com uma sessão de boas-vindas na escola secundária de Ulvila e com uma apresentação da cidade de Viseu a alunos finlandeses. A tarde foi passada na University Consortium de Pori, com os intervenientes a conhecerem exemplos locais de economia circular, como a DigiNature e Bugs and Brands. O dia terminou em Silokallio (o local de alojamento) com uma conversa com membros da organização local Martha, que partilharam com o grupo uma receita culinária tipicamente finlandesa.

O segundo dia da semana dedicada ao empreendorismo ambiental começou com uma palestra, lecionada por Juha Tenho - um agricultor local e ex-conselheiro político-, que deu origem a um debate sobre o consumo de carne e os seus impactos ambientais entre os jovens participantes. A segunda metade do dia baseou-se em visitas a duas empresas locais (a fábrica de maquinaria agrícola e florestal - “Sampo-Rosenlew” - e a empresa relacionada com a indústria da moda – “Ratsula”). O objetivo desta abordagem de conhecimento dos diferentes tipos de negócios locais é inspirar os jovens a criarem os seus próprios projetos, ainda mais sustentáveis, como empreendedores do futuro, nunca esquecendo os objetivos da União Europeia para 2030.

A terça-feira terminou com um passeio livre pelo centro da cidade de Pori.

Veja as fotografias desta aventura destas jovens empreendedoras, aqui.

 

Mais informações sobre o projeto em:

entrepreneursofthefuture.home.blog/