Future Planning é o novo projeto co-financiado pelo Fundo das Relações Bilaterais do EEA Grants

Future Planning

Future Planning, co-financiado pelo Programa EEA Grants2014-2021 através do programa do Fundo das Relações bilaterais, é o novo projeto liderado pela ASPEA, tendo o seu início em Setembro de 2020 e terminando em Agosto 2021.

Em Portugal, de uma forma geral, a utilização de indicadores de sustentabilidade ambiental no planeamento territorial local é débil. Embora seja evidente o uso do discurso ambiental no planeamento de processos e na elaboração de documentos, a expressão efetiva de indicadores ambientais é bastante menor em comparação aos indicadores sociais ou económicos. As práticas de planeamento territorial tendem, assim, a favorecer as dimensões que induzem à perceção de um "retorno" mais imediato, isto é, em termos económicos diretos ou em valências sociais.

O Future Planning, que se desenvolve em parceria com o Município de Lousada, e com a Escola Superior para o Desenvolvimento Verde, de Bryne (Noruega), pretende envolver educadores e decisores políticos locais promovendo o debate sobre uma boa e eficaz gestão do território e incentivando à tomada de ação, diminuindo a lacuna que se observa entre o discurso ambiental e a sua tradução na prática.

 

OBJETIVOS

 

ATIVIDADES

Esta iniciativa bilateral organizará dois cursos de formação, um em Portugal e um na Noruega, capacitando os participantes para o planeamento territorial ambientalmente responsável e socialmente justo, conferindo-lhes conhecimentos especializados e eminentemente práticos, fornecendo recursos úteis para implementar melhores políticas de gestão do território, privilegiando o ambiente e o ordenamento do território à escala local.

O projeto prevê, ainda, desenvolver uma publicação elencando iniciativas de boas práticas em políticas locais de planeamento e gestão do território, sendo estas referenciadas pelas entidades envolvidas no projeto.

 

REUNIÕES

Os parceiros do projeto irão reunir regularmente, via online para preparas as atividades e monitorizar a implementação do projeto.

 

Mais informações sobre o projeto em:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.