EcoYouth junta jovens de 4 países em Moçambique para promover a Educação Ambiental

EcoYouth_Moçambique

Ao longo do Projeto EcoYouth, foram realizadas algumas mobilidades de jovens, sendo que a última teve lugar em Moçambique e contou com 20 jovens de Portugal, Galiza, Moçambique e Cabo Verde, que visitaram a região de Nampula, de 14 a 23 de junho de 2022.

Para além de conhecerem projetos e iniciativas locais relacionadas com os temas do EcoYouth, os jovens tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a área da comunicação, reportando a mobilidade, através da escrita de artigos de notícias, entrevistas, fotografias e testemunhos. Um dos entrevistados foi Eliseu Chiandela (Direção Nacional de Ambiente de Moçambique), que salientou a importância de projetos como este na educação ambiental, por transmitir, aos mais novos, princípios e práticas que visam a Conservação Ambiental e salientou o papel dos jovens como alicerces dos países nestas iniciativas, defendendo a importância do empreendedorismo ambiental.

Um pequeno grupo de jovens deslocou-se até Muecate de modo a capacitar os agricultores daquela zona na utilização de práticas de permacultura, para que seja possível proceder a uma produção agrícola mais eficiente e sustentável nas aldeias vizinhas de Nampula.

EcoYouth_Moçambique
Recepção pelo Administrador da província de Muecate

O programa de mobilidade iniciou com as boas-vindas pelo Senhor Governador de Nampula aos jovens dos três países visitantes. O Governador alertou para alguns dos problemas ambientais da região e apelou que se tentem encontrar soluções e apoiar iniciativas de modo a tentar resolvê-los.

Após este caloroso acolhimento, o grupo visitou o Instituto Industrial e Comercial de Nampula, uma escola profissional que forma estudantes moçambicanos nas áreas da mecânica e eletricidade industrial, contabilidade, gestão, construção civil e energias renováveis. Depois de uma visita guiada aos departamentos da escola, seguiu-se uma reunião onde os jovens puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento da escola e perceber que as questões ambientais são um dos focos da Instituição. Os montes Nairuco foram o cenário ideal para o almoço de grupo, que contou com comida tradicional e muita animação.

EcoYouth_Moçambique
Visita a projetos locais

No dia 17 de junho, os jovens do projeto Ecoyouth deslocaram-se até ao distrito de Monapo, onde foram recebidos pelo Senhor administrador do distrito, que deu as boas-vindas ao grupo e agradeceu o interesse na região. Aqui, a comitiva Ecoyouth visitou o Instituto de investigação agrária de Moçambique, de modo a conhecer o seu papel na formação dos produtores locais e na investigação, principalmente relacionada com a produção de fruta, e de que forma procuram utilizar métodos sustentáveis de produção. Na senda destes objetivos, os jovens dos quatro países foram até ao Centro de Caju de Itoculo, onde foram recebidos com danças tradicionais pelos trabalhadores.

EcoYouth_Moçambique
Cultura e tradição de Moçambique – Danças Tradicionais

Neste centro, o foco está na árvore do cajueiro e em tirar o maior proveito de todas as suas potencialidades, não apenas o já conhecido e globalizado fruto seco, mas também a produção de sumos e bebidas alcoólicas de caju, e produtos de substituição de carne que podem ser feitos com este fruto. A lógica que gere este centro aproxima-se muito de uma lógica de economia circular, daí que foi muito interessante e inspirador visitá-lo.

No quarto dia da mobilidade em Moçambique, os jovens do projeto Ecoyouth visitaram o Instituto Politécnico Familiar de agricultura de Netia. Esta escola foi um ponto alto para os jovens do projeto pelas suas diferentes dimensões e pela sua preocupação com as questões ambientais. Para além de uma visita pelas salas de aula, foi possível conhecer os espaços de ensino prático da escola, como a estufa e o centro de compostagem. O que torna esta escola tão especial, é o seu envolvimento com a comunidade local, no sentido em que são realizadas formações sobre práticas agrícolas sustentáveis e todos os agricultores podem utilizar o composto criado no Instituto. Os jovens concluíram que este tipo de projetos e iniciativas colaborativas que envolvem a população local são essenciais para uma Educação Ambiental completa e eficaz.

No domingo, dia 19, o grupo Ecoyouth acordou na Ilha de Moçambique. Este lugar icónico da história do país junta uma cultura rica com uma beleza natural incrível. Um dos lugares obrigatórios é o Museu da Ilha, que já serviu como residência do Governador, e onde estão preservadas obras e artefactos centenários nas suas três salas: sala do Museu da Marinha, Museu de arte sacra e Museu das artes decorativas. Obrigatório é também passar pela Fortaleza, a maior de África e terceira maior do mundo, onde podemos contemplar as belas paisagens da ilha e as cores do oceano Índico.

EcoYouth_Moçambique
Grupo EcoYouth visita a fortaleza da ilha de Moçambique

O dia terminou com um passeio de barco organizado por pescadores locais por algumas das ilhas desertas que rodeiam a principal, como a ilha de Sete Paus e a Ilha de Goa. A partir dos pequenos barcos tradicionais observou-se o momento do pôr-do-sol, que solidificou a ideia entre todos os participantes de que Moçambique é um país de riqueza não só cultural e histórica, mas também paisagística. O grupo Ecoyouth disse assim adeus à pequena Ilha e rumou de volta a Nampula para regressar aos trabalhos.

No sexto dia da mobilidade em Moçambique, o grupo de jovens escalou a Serra da Mesa, um monte situado no meio de Nampula que permite assistir a um panorama total da cidade.

Na parte da tarde, o grupo procedeu a uma apresentação dos vídeos desenvolvidos em cada país previamente ao encontro em Moçambique. Estes vídeos têm como objetivo sensibilizar a população para as problemáticas abordadas no projeto, ou seja as questões relacionadas com a água, resíduos, qualidade do ar e energia. Para além disto, os jovens mostraram aos colegas as atividades que já desenvolveram nas suas comunidades, como os seminários realizados em cada país, limpezas de praia organizadas pelos alunos de Cabo Verde, a criação de uma horta numa escola na Galiza, uma campanha de comunicação sobre a qualidade do ar em Portugal, entre tantas outras iniciativas.

EcoYouth_Moçambique
Reunião de partilha de experiências EcoYouth

O último dia serviu como momento de reflexão e avaliação, com um sentimento geral de que muitos projetos e parcerias futuras podem surgir entre os participantes, de modo a continuar o trabalho que se iniciou nestas visitas.

O projeto ambiental EcoYouth é coordenado pelo concelho de Porriño (Espanha) em parceria com a IES Ribeira do Louro (Espanha), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental - ASPEA (Portugal), a Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde) e a Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula- ASEJANA (Moçambique). O objetivo do projeto é cultivar a educação ambiental entre jovens, aumentando o seu conhecimento e capacidade face aos desafios levantados pela emergência climática ambiental.