Conferência Nacional "A voz dos jovens como parte da solução"

Conferência Nacional VCP

As Escolas da Rede do Vamos Cuidar do Planeta!, coordenada pela ASPEA, estarão presentes em Lisboa para a realização da Conferência Nacional, sobre diversas problemáticas ambientais identificadas à escala local. Nesta conferência, os alunos irão expor os temas trabalhados no âmbito do projeto, de forma a promoverem o debate e troca de experiências, à escala nacional. Os temas em debate prioritários serão os seguintes: Resíduos, Biodiversidade, Máscaras, Espécies Migradoras, Lagos, Sustentabilidade, Alterações Climáticas.

Os jovens são inovadores agentes de mudança que devem ser envolvidos e reconhecidos como aliados fundamentais para a construção de um planeta verde. A valorização dos contributos e da participação dos jovens promove o envolvimento cívico, a cidadania ativa e a educação para a cidadania democrática, na qual se inclui a cidadania ambiental. Neste contexto, o trabalho com jovens pode desempenhar um papel importante, no sentido de valorizar o potencial destes para desempenharem um papel positivo na construção de uma sociedade verde.

A Conferência Nacional de Jovens é uma iniciativa que se insere no âmbito do projeto Vamos Cuidar do Planeta!, que tem como objetivo geral, o reforço da cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu Let´s take care of the planet! em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.

Durante os dois dias da Conferência Nacional, os jovens delegados irão participar em várias oficinas, das quais se espera que resultem diversos materiais de comunicação e conteúdos, com especial enfoque para a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução”, que será redigida pelos jovens e apresentada na reunião da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República.

A estrutura desta iniciativa, divide-se entre dia 13 de junho, com a exposição dos temas trabalhados, uma breve discussão acerca dos mesmos, oficinas e a elaboração da Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução”, e dia 14 de junho, no qual o documento elaborado será apresentada na Assembleia da República, com o objetivo de poderem ser dadas respostas às preocupações e às vontades individuais e coletivas dos jovens. Após visita à Assembleia da República, alguns desses jovens serão recebidos pela Casa do Presidente da República. Consulte o programa dos dois dias do evento, aqui.

Esta iniciativa tem como principal objetivo promover a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar através da discussão e partilha de ideias em debates com colegas, professores, organizações da sociedade civil e atores políticos, numa base de corresponsabilização dos jovens para participação nas tomadas de decisão política em temas socioambientais, que contribuam para a construção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas.

Acompanhe o projeto Vamos Cuidar do Planeta! em:

vamoscuidardoplaneta.wixsite.com/vcdp