Encontro virtual de professores do projeto “Vamos Cuidar do Planeta”

Encontro Virtual VCP

No dia 3 de julho de 2020 a ASPEA promoveu um encontro virtual de professores do projeto Vamos Cuidar do Planeta!, através da plataforma Zoom. Este encontro surge no seguimento da primeira edição da formação de professores do projeto, com o título Cultura democrática e consciência cívica nos jovens – Vamos Cuidar do Planeta!.

O encontro virtual contou com 50 participantes, entre os quais, muitos dos professores participantes no projeto, os diretores dos CFAE da Lezíria e Médio Tejo, a equipa de projeto da ASPEA, e a Dra. Ana Teresa Santos, gestora do eixo 1 do programa Cidadãos Ativ@s, da Fundação Calouste Gulbenkian.

O encontro iniciou com a apresentação dos resultados do projeto e da formação de professores, fazendo-se um ponto de situação de todas as atividades realizadas. De seguida, cinco dos professores partilharam as suas experiências de participação no projeto, algo extremamente importante para se perceber como tinha sido abordado o projeto nas suas escolas e com os seus alunos. Houve ainda espaço para os restantes professores colocarem questões, as quais foram esclarecidas entre todos.

Por fim, a gestora do projeto Vamos Cuidar do Planeta! apresentou e explicou o programa previsto para o projeto no próximo ano letivo, 2020/2021, incluindo a formação de professores e as conferências escolares, regional, nacional e europeia. Foram realizadas ainda duas intervenções finais, uma da Dra. Ana Teresa Santos e outra do Dr. Joaquim Ramos Pinto.

Algumas conclusões do encontro:

 

Foi um encontro enriquecedor e com bom ambiente, que permitiu a troca de experiências e o reforço da ligação ao projeto, mesmo à distância, dos professores que participam no mesmo.

O encontro virtual foi gravado e dividido em 3 partes, que se encontram disponíveis no canal de Youtube da ASPEA: