European Youth Journalism - The why of the news

O projeto XQ.EUJOY será construído sobre a estrutura existente do meio de comunicação social espanhol “revistaxq” - http://revistaxq.com/es/ para criar um portal de media europeu, editado inicialmente em espanhol, português, italiano e inglês, mas com o objetivo de incorporar todas as línguas oficiais da UE ao longo de seu desenvolvimento progressivo.

A geração deste portal de notícias transnacional, baseado em educação, permitirá o intercâmbio de melhores práticas entre jornalistas. Também contribuirá para a geração de conteúdo on-line em formatos escritos, audiovisuais e interativos. O projeto XQ.EUJOY pretende fazê-lo estabelecendo processos editoriais inovadores, que envolverão representantes de jovens jornalistas que se reunirão anualmente para trocar experiências e fomentar a cooperação. Esses jovens jornalistas também serão capacitados para enfrentar os desafios do atual ecossistema de notícias e informações, onde os dados e sua interpretação assumem um papel fundamental para combater a desinformação ou notícias falsas.

O projeto XQ.EUJOY visa também estabelecer laços de cooperação entre meios de comunicação especializados em jovens e organizações educativas de diferentes países da UE. O seu foco geográfico é Espanha, Itália e Portugal, três países do sul da Europa com um défice qualitativo histórico na imprensa juvenil, comparativamente a outros países da UE com uma longa tradição de jornalismo para adolescentes e jovens, como a França, a Alemanha e os países nórdicos. Partindo desses três países do sul, o objetivo é construir um portal europeu totalmente transnacional com correspondentes em todos os países.

A motivação deste projeto alinha-se com a necessidade que cada parceiro do projeto identificou previamente em relação ao contexto particular do sistema jornalístico do seu país, nomeadamente no que diz respeito à situação dos jovens jornalistas. Desta forma os objetivos do projeto serão alcançados através do desenvolvimento de um portal multilíngue que publicará diferentes produtos jornalísticos de forma pedagógica e compreensível para adolescentes e jovens.