1º Encontro de Parceiros do projeto RIDE e participação no festival “Il Borgo e il Fiume”

RIDE

Nos dias 16 e 17 de julho, estivemos presentes na primeira reunião do projeto RIDE – River of Ideas, em Apice, Itália. Este projeto tem como objetivo trabalhar com várias comunidades ribeirinhas, principalmente com os mais jovens, na redescoberta dos valores histórico-culturais ligados aos rios e na promoção da cidadania e participação ativa na conservação e regeneração desse mesmo património. Esta reunião teve como principais resultados a discussão e definição dos passos e metodologias para alcançar os objetivos do projeto.

Na primeira fase do projeto, cada parceiro irá trabalhar com um grupo de jovens de uma comunidade ribeirinha numa investigação sobre o património cultural e natural do rio e da sua comunidade, assim como pesquisar sobre as políticas de juventude, os principais meios de participação dos jovens na região e os principais obstáculos a essa mesma participação.

1º Encontro de Parceiros do projeto RIDE

A segunda fase será focada em trabalhar, com base nos dados recolhidos, a participação dos jovens na promoção e regeneração do património ribeirinho. Isto será levado a cabo através de cursos de formação e workshops em questões de sustentabilidade, green skills, economia verde e cidadania ativa, através de metodologias nas quais será promovido o diálogo direto entre os jovens e as empresas, sociedade civil e poderes locais. Estes processos serão compilados num toolkit, para jovens trabalhadores e organizações juvenis, com boas práticas a adotar na capacitação dos jovens em relação à conservação da Natureza.

O projeto europeu RIDE reúne seis parceiros de cinco países. Para além da ASPEA, o projeto conta, como parceiros, com o Associazione RibellARCI (Itália), a LINC Societa Cooperativa Sociale a Responsabilita Limitata (Itália), a Slovenia Drustvo Bodi svetloba (Eslovénia), a KANE Social Youth Development Civil Nonprofit Society (Grécia) e a Wildfluss Akademie (Alemanha). As ideias que forem surgindo serão apresentadas e premiadas no Festival dos Rios em 2024, em cada um dos países.

A par do Encontro de Parceiros, realizou-se o festival Il Borgo e il Fiume — A Vila e o Rio — onde se discutiu a questão da gestão dos rios, entre o povo, o poder político e as empresas. Esta foi a 4ª edição do festival, que começou como uma revolta e indignação do povo de Apice para com o estado do rio Calore. Mais concretamente, devido a um artigo intitulado Em Ponte Rotto, indiferença e esgoto. Michele Intorcia descreve um passeio pela procura de um lugar em que se sentisse que o "tempo fluísse ainda mais devagar e que os momentos se misturassem com o fluxo do rio, os perfumes ao ar livre e as imagens da arquitetura milenar recortada nos campos arborizados". Em vez disso encontra um rio seco e a exalar um "cheiro insuportável". Os problemas dos despejos ilegais, da poluição, da sobreexploração dos recursos hídricos, da ineficácia e da inércia dos processos políticos e judiciais, a recusa da voz dos mais jovens e do povo em geral na discussão e tomada de decisão, no que toca à gestão e valorização do território, foi o que conduziu à apresentação da candidatura RIDE, e à formação de um consórcio europeu para discutir estas problemáticas.

Festival Il Borgo e il Fiume

Para além de termos tido a oportunidade de apresentar os nossos projetos de Educação Ambiental focados nos ecossistemas ribeirinhos – Projeto Rios, Life Invasaqua, Living River - e de contribuir para a troca de conhecimento e experiências no campo da consciência ambiental e da participação pública na valorização do território, participámos no festival com o vídeo Alvoco, que fala um pouco da realidade dos rios em Portugal e dos principais desafios na conservação, indo ao encontro do envelhecimento e despovoamento de grande parte do território do interior de Portugal. Esta curta-metragem, realizada por Luís Antero e Tiago Cerveira, ganhou o 1º prémio, na categoria "Público geral", no concurso de curtas-metragens promovido pelo Projeto Rios.