FoodLab - consciencialização dos jovens relativamente à sustentabilidade alimentar

FoodLab Project

O projeto FoodLab resulta de uma candidatura à Ação Chave2 do Programa Erasmus+ Lump Sum Grants MGA, numa vertente de reforço de capacidades no setor da juventude, apoiado com uma subvenção de 293.529,00€, para o período 2022-2024.

Este projeto pretende aumentar a consciencialização dos jovens relativamente à sustentabilidade alimentar nas diversas regiões dos quatro países envolvidos - Espanha, Portugal, Tunísia e Albânia - e explorar formas diferentes de produção e consumo, valorizando as alternativas sustentáveis, como a agricultura biológica e a jardinagem.

Os principais objetivos a atingir podem ser resumidos em três pontos:

O projeto europeu FoodLab reúne seis parceiros de quatro países, tendo como principal finalidade a produção de conteúdos pedagógicos que ajudem a encontrar soluções face a um assunto comum: sustentabilidade alimentar.

Para além da ASPEA, o projeto conta, como parceiros, com o Ayuntamiento de Salceda de Caselas (Espanha), a Asociacion para la Educacion medioambiente y Dialogo Intercultural (Espanha), a Universidade de Sousse (Tunísia), a Association de Protection du Littoral de Maâmoura (Tunísia) e a Universidade Aleksander Xhuvani Elbasan (Albânia).

O projeto decorrerá ao longo de dois anos e pressupõe que os jovens trabalhem no sentido de compreender os princípios da sustentabilidade alimentar, enquanto aprendem as bases para cultivar uma horta biológica. Para tal, serão desenvolvidos “Garden Labs”, hortas comunitárias criadas e mantidas ao longo de todo o projeto nos países parceiros. Deste modo, fomentar-se-á a cooperação entre as diferentes regiões através da partilha de aprendizagens e experiências.

O projeto FoodLab propõe a produção de vários outputs intelectuais relacionados com a sustentabilidade alimentar que serão disponibilizados no website do projeto. Destas ferramentas farão parte:

Com o desenvolvimento deste projeto espera-se que haja um aumento de consciencialização relativamente à forte relação entre a sustentabilidade alimentar e as alterações climáticas, e também que haja um aumento da vontade coletiva de contribuir para um mundo mais sustentável.