Iniciativa internacional consciencializa para a importância da investigação e literacia do oceano

BlueNIFGHTs - Noite dos Investigadores

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Observatório do Mar dos Açores (OMA), está a promover a Noite Europeia dos Investigadores, que se realiza no dia 30 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00, no Mercado Municipal da Horta, na Ilha do Faial - Açores. Esta iniciativa está integrada no Projeto Europeu BlueNIGHTs e conta com várias atividades presenciais e online, a partir das redes sociais Instagram, Facebook e YouTube da ASPEA, com o objetivo de aproximar a população da investigação e da inovação na área marinha para uma maior literacia do oceano, aproveitando para dar a conhecer os projetos implementados a nível nacional e internacional.

Desta forma, reforça Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, a importância da mobilização dos jovens e de toda a comunidade Açoreana, a participarem neste evento que contará com surpresas e curiosidades.

Com a “Noite Europeia dos Investigadores” pretende-se que os Açores recebam testemunhos de exemplos concretos e depoimentos de investigadores que, através da partilha de experiências e conhecimentos, consciencializem para a importância da investigação e inovação no âmbito da literacia do oceano. “É primordial que a população, especialmente crianças, estudantes e jovens adultos, reconheçam a importância do papel do investigador marinho e da ciência na resposta aos desafios sobre a importância e o papel do oceano no planeta. A partir de um contexto nacional e europeu, podemos representar oportunidades estimulantes e empoderadoras para os jovens, como atores principais nas gerações futuras”, explica Joaquim Ramos Pinto.

O evento contará com o workshop de literacia marinha: “Oceans-On Dreams”, promovido pela bióloga Carla Gomes; o workshop de artes plásticas: “Oceanos de imaginação”, apresentado pela professora Manuela Galante; e duas palestras, cujos oradores se destacam na área da Biologia Marinha, em Portugal: Ana Colaço, investigadora do Instituto OKEANOS/UAç, que dedica os seus estudos ao mar profundo, e João Correia, fundador da Flying Sharks, empreendedor, humorista e orador motivacional. No dia anterior ao evento, a equipa da ASPEA e a investigadora Ana colaço vão promover outros workshops sobre o mar profundo, nas escolas locais.

Oceano Profundo

Para além da ASPEA, a esta iniciativa juntam-se mais nove entidades parceiras, de seis países europeus, que em simultâneo vão realizar também várias atividades locais, nomeamente: Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália); ACTEON SARL (França); Suomen Ymparistokeskus (Finlândia); Institutul National de Cercetare-Dezvoltare Delta Dunarii (Roménia); Universidade de Aveiro (Portugal); Universita ta Malta (Malta); HOLO3 (França); Societe D'Exploitation du Centre National de la Mer (França) e DVRI - Distretto Veneziano della Ricerca e dell'Innovazione (Itália).

www.bluenights.eu

@bluenights