BlueWave – Oceano: o pulmão da Terra

Blue Wave Project

O projeto “BlueWave - Ocean: Earth's lung - education towards a BLUE society and promotion of WelfAre attentiVEness and consciousness of the Sea” (BlueWave – Oceano: o pulmão da Terra – educação rumo a uma sociedade azul e promoção da atenção para com o bem-estar e conscientização sobre o Mar”), tem o objetivo de promover a Literacia do Oceano em escolas portuguesas da rede Escola Azul ou que estejam em processo de integração na rede, cobrindo uma vasta área do território português (incluindo as ilhas). Pretende igualmente, através da realização de diversas atividades, aproximar os alunos à Ciência e à Intervenção Política na Sociedade Civil.

As atividades propostas neste projeto são direcionadas a alunos do ensino secundário, uma vez que estes alunos estão menos envolvidos em ações relacionadas com problemáticas ambientais, em comparação com níveis de escolaridade inferiores. Destaca-se igualmente a importância de mobilizar e estimular estas jovens gerações para a ação política em sociedade, dado este ser o nível etário em que se desenvolve maior capacidade de intervenção.

O projeto pretende aproximar os alunos à ciência e à intervenção política na sociedade civil conforme referido anteriormente, o que será concretizado através da dinamização de sessões educativas, mais concretamente, para alunos do 10º ano de escolaridade, que se irão debruçar sobre aspetos-chave da Literacia do Oceano, e oferta de formação para professores de forma a fomentar a abordagem destes conteúdos nas suas planificações.

Serão, ainda, promovidas campanhas de limpeza de praias e Concursos de Ideias de Empreendedorismo Azul, com o intuito de incentivar os alunos a participar ativamente na resolução de problemas relacionados com o oceano, em particular no que diz respeito à poluição e exploração dos recursos, assim como promover contacto com as comunidades locais, o sector do mar, ONGs e entidades de governo locais. Por fim, a implementação do projeto BlueWave terminará com um Evento de Disseminação, que contará com a participação dos membros do projeto, as escolas participantes, entidades ligadas ao sector do Mar e outras figuras relevantes na matéria, promovendo a partilha de experiências entre todas as partes.

Apresentam-se como parceiros do projeto as seguintes entidades:

 

Como escolas parceiras apresentam-se as seguintes: