Dia Mundial dos Rios

banner dia mundial dos rios

No dia 29 de Setembro de 2019, a ASPEA e a Camara Municipal de Benavente, celebram o Dia Mundial dos Rios, no Parque Ribeirinho de Benavente.

Esta atividade enquadra-se no World Rivers Day, que se celebra no último domingo de setembro, e no projeto LIFE INVASAQUA, uma vez que haverá ações de sensibilização e voluntariado ambiental ligadas à remoção de espécies invasoras em rios. Os objetivos do Dia Mundial dos Rios são destacar os valores dos nossos rios, aumentar a consciência pública e encorajar a melhor administração dos rios de todo o mundo.

Convidamos todos a participar nas várias atividades que vão decorrer neste dia, entre as 10h00 e as 17h30.


Entre as atividades deste dia, está o voluntariado ambiental, que a ASPEA costuma dinamizar no último domingo de cada mês. Desta vez, o voluntariado ambiental vai consistir na limpeza das margens do rio Sorraia e na remoção de jacinto-de-água, que é uma planta invasora que está a afetar a flora e fauna locais e que cobre completamente alguns troços do rio, o que impede a realização de atividades desportivas e lúdicas ligadas à água.
Durante todo o dia, haverá atividades e jogos de sensibilização ambiental. As atividades do Dia Mundial dos Rios são organizadas em parceria com o Município de Benavente.


O programa do Dia Mundial dos Rios é:

10h00 – Ação de voluntariado ambiental: Remoção de jacinto-de-água e limpeza das margens
12h30 – Picnic 0 resíduos e roda de conversa “Porque celebramos o dia Mundial dos Rios?”
14h00 – Percurso de interpretação e recolha de canas
15h00 – Workshop de reutilização criativa de canas: espanta-espíritos e hotéis de insetos


Para o "Picnic 0 resíduos", recomendamos que leve um saco de rede ou de pano, uma garrafa de vidro ou cantil, talheres de metal ou de madeira, panos ou guardanapos de tecido, copos reutilizáveis, frasco de vidro ou marmita e uma lancheira.

Pode inscrever-se no Dia Mundial dos Rios aqui: (link do formulário)

A inscrição pode ser feita em todas as atividades ou apenas nas quais tenha disponibilidade para comparecer.

Link de inscrição: https://forms.gle/Q6jTFQmarsZ6xx74A


Contamos consigo!

 

Dia Mundial dos Rios 29set19