Enquadramento

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) tem vindo a promover, de forma descentralizada, as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental em Portugal, com periodicidade anual e temáticas diversificadas. Em 2024, Caldas da Rainha é o local escolhido para receber este evento de âmbito internacional, numa parceria entre a ASPEA e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com o apoio das Associações GEOTA, PATO, QUERCUS, LPN, SPEA, entre outras entidades.

As XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, subordinadas ao tema EDUCAÇÃO AMBIENTAL - TERRITÓRIOS E POLÍTICAS DE PROXIMIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES, contam com um programa preenchido por conferências, painéis, comunicações orais, oficinas pedagógicas, atividades de exterior, saídas de campo, atrações artísticas, apresentação de recursos pedagógicos e exposições.

Estas jornadas irão trazer-nos um percurso de 30 anos com os atores, as aprendizagens, as experiências e as partilhas que têm contribuído para a construção do campo da Educação Ambiental em Portugal e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Galiza.

O programa das jornadas conta, assim, com convidados nacionais e estrangeiros, especialmente do Espaço Lusófono e Galiza, que irão partilhar experiências pedagógicas, académicas, sociais e políticas, relevantes para a Educação Ambiental e enquadradas nas áreas temáticas do evento.

Esta partilha alargada deverá ser, não apenas geradora de conhecimentos no campo da Educação Ambiental, mas, também, facilitadora de um conjunto de atitudes que servem os seus desígnios, tais como:


Objetivos


Destinatários

Docentes de todos os níveis de educação e ensino, Educadoras/es Ambientais, Estudantes, Técnicas/os de ONG e Autarquias, Investigadoras/es, Atores Políticos, Jovens e Público e todas as pessoas do setor público e privado com interesse nas áreas temáticas destas jornadas.