Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19

Notice: Undefined index: countryCode in /home/hosting/aspea.org/index.php on line 19
Aspea - Associação Portuguesa de Educação Ambiental

Encontro de Grupos do Projeto Rios e Festival dos Rios 2025 animam Lousada no Mês dos Rios

Lousada voltou a ser palco de um grande evento de sensibilização em torno dos rios - o Mês dos Rios -, reunindo dezenas de participantes de norte a sul do país para celebrar a Educação Ambiental, a participação comunitária e a proteção dos ecossistemas fluviais.


19 de setembro: Encontro Nacional de Grupos do Projeto Rios

A Biblioteca Municipal de Lousada recebeu cerca de 50 participantes no Encontro de Grupos do Projeto Rios, numa iniciativa conjunta entre a ASPEA e o Município de Lousada. O dia começou com algumas breves intervenções do Vereador do Ambiente, Manuel Nunes, de Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, e de Anabela Pereira, coordenadora do projeto, que apresentou os números atuais desta rede nacional:


Seguiu-se uma dinâmica participativa onde cada grupo identificou no mapa o seu troço adotado, revelando a diversidade de rios representados: Lis, Leça, Sousa, Ferreira, Coura, Alviela, Pequeno, Simão, Sentiais, entre outros. Escolas, municípios, associações e cidadãos partilharam as suas práticas, desde as monitorizações regulares a projetos de ciência cidadã, ações de limpeza, portefólios digitais e iniciativas de divulgação comunitária.

A tarde abriu com uma palestra do professor Rui Cortes (UTAD) sobre restauro ecológico de ecossistemas aquáticos, abordando técnicas de engenharia natural, impactos dos incêndios e as quatro dimensões dos sistemas lóticos. Seguiu-se a divulgação das curtas-metragens vencedoras do concurso “Projeto Rios: Cuidar para os nossos rios/ribeiras salvar”, destacando-se o 1.º lugar do escalão Comunidade atribuído à Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do Município de Santarém, presente neste encontro, para a receção do prémio e, para nos explicar o seu projeto: “Reabilitar Troço a Troço (RTT) – Acredita connosco”.

O dia terminou no Parque Molinológico e Florestal do Vale do Sousa, onde os participantes conheceram o “laboratório vivo” da autarquia, os trabalhos de remoção de invasoras, a recuperação ecológica e o património molinológico associado aos quatro moinhos do parque.


20 de setembro: Festival dos Rios 2025

No dia seguinte, o Parque Molinológico e Florestal do Rio Sousa voltou a encher-se de atividade com o Festival dos Rios, organizado pela ASPEA e pelo Município de Lousada. Na abertura, Ricardo Nogueira Martins destacou o trabalho conjunto que permitiu celebrar pela primeira vez o Mês dos Rios no município, enquanto Joaquim Ramos Pinto reforçou a importância da cidadania ativa e da reabilitação dos espaços ribeirinhos.

encontro grupos parque


Manhã de oficinas práticas

Entre as 9h30 e as 12h, os participantes distribuíram-se por várias oficinas, incluindo:


Após o piquenique no Parque de Vilela, a tarde trouxe novas oficinas, incluindo:


Tertúlia “Diálogo pelos Rios: entre a Política e a Comunidade”

 A sessão da tarde reuniu representantes de várias entidades, entre eles: Joaquim Ramos Pinto (ASPEA); Manuel Nunes (Município de Lousada); Inês Costa Andrade (APA); Sandra Sarmento (ICNF); António Cardoso (Águas do Norte); Anabela Carvalho (Universidade do Minho) - moderação.

 festival rios tertulia


Debateram-se temas como a instabilidade das políticas ambientais, a necessidade de financiamento dos programas de Educação Ambiental e a importância da participação comunitária na manutenção dos troços restaurados. Houve ainda divergências sobre a interpretação dos indicadores de qualidade da água e o significado do aumento de praias fluviais com o selo da Bandeira Azul.


Entrega de prémios

Foram entregues os prémios do concurso de curtas-metragens atribuídos aos escalões Educação e Cidadãos:


Foram dois dias que reforçam a ligação entre pessoas e rios. Entre partilhas, oficinas, ciência cidadã, debates e celebração do património natural e cultural, o Encontro de Grupos do Projeto Rios e o Festival dos Rios 2025 mostraram a força crescente da comunidade que protege os rios portugueses. Lousada assumiu-se, mais uma vez, como território de referência na Educação Ambiental e no restauro ecológico.

festival rios final

Autoria dos textos de cobertura originais: Alexandre Ferreira e Maria Miguel Martins